sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dia 9

Objetivo do dia: entrar no Chile e chegar em Arica.

Saimos cedo da pouco memorável Ocoña e paramos para abastecer e tomar café em Camaná, cidade maior e com mais estrutura. Depois, seguimos em frente rumo a Tacna, última cidade peruana junto a fronteira chilena, com bastante tempo de sobra para a esperada demora nos trâmites aduaneiros.

Passamos por estradas muito bem conservadas e com paisagens desérticas, às vezes com dunas ao lado da pista. Não subimos nem descemos muito, nos mantínhamos perto do nível do mar.

Tacna é uma cidade muito bonita e, aparentemente, bem organizada. Lá, encontramos um amplo e bonito prédio da aduana peruana. Desembarcamos todas as bolsas e mochilas, pois elas tinham que passar por uma esteira de raio-x e isso foi a única complicação do processo, o resto foi bem tranquilo.

Seguimos e mais uns poucos quilômetros à frente era chegada a hora dos trâmites chilenos. Tambpem tivemos que desembarcar as coisas e passar na esteira sob os olhares suspeitos dos funcionários que pediram para ver nossa caixa de remédios, rapidamente liberada. No geral, foi tudo tranquilo, dada a organização do local e a boa vontade das autoridades chilenas em nos tirar as dúvidas.

Destaque para o funcionário da "Receita Federal" deles, ou algo do tipo, chamado Anton, que foi de uma correção e simpatia inigualável conosco. Ele nos deu muitas dicas sobre o seu país e nos disse o quanto éramos bem recebidos em sua terra.

Chegamos na bela Arica no fim da tarde, ainda a tempo de ver mais um pôr-do-sol no Pacífico.
---------------------------------------------------------------------------------------------

Estrada desértica, ainda no Peru.


Símbolo de Tacna, fica bem na entrada da cidade.


Posto aduaneiro peruano em Tacna.


Finalmente, o Chile no horizonte.


Pôr-do-sol no Oceano Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário