segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dia 13

Objetivo do dia: conhecer o Titicaca e visitar "las islas flotantes de los uros".

Depois de um delicioso jantar na noite anterior, acordamos, tomamos café da manhã e fomos caminhar pelo centro da bonita e fria Puno. Um vento gelado fazia o ambiente parecer mais frio.

Aos poucos, com a subida do sol, o clima foi melhorando e se tornando mais agradável.

Antes de sairmos para o porto visitamos a bela Plaza de Armas e a Catedral.

Então, lá pelas 10 da manhã, descemos para o porto e pegamos uma embarcação que nos levou direto à uma das ilhas flutuantes dos Uros. Contratamos Juan del Puerto, que é um guia local descendente daquele povo e nos levou à ilha de sua família, nos explicando muita coisa no caminho e mais ainda ao chegarmos lá.

A matéria-prima de praticamente tudo o que os Uros usavam para sobreviver é a totora, um tipo de junco. Da totora eles fazem seus barcos, suas casas, suas ilhas, comem sua raiz e muitas coisas mais. Hoje em dia, eles conseguem sobreviver do turismo recebendo muitíssimo bem pessoas do mundo inteiro em suas ilhas com sua peculiar alegria e boa energia.

Diz-se que o Titicaca é o berço da civilização inca e que possui uma forte conexão com Tihuanaco.

Foi um passeio maravilhoso do início ao fim, todos ficamos empolgados e felizes. Renovados, com as boas energias do lago navegável mais alto do mundo e de seu povo alegre, pegamos a estrada no começo da tarde rumo a Macusani e assim começou o trecho final da nossa expedição.
----------------------------------------------------------------------------------

Uma ilha flutuante dos Uros.


As mulheres se aproximando para nos receber em uma das islas flotantes.


O guia local, Juan, nos explicando como funciona a ilha.


Crianças da ilha.


Puno ficando para trás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário